domingo, abril 01, 2012

À descoberta de uma voz


A reedição de Michael Nyman, aquele que em 1981 foi o primeiro álbum da Michael Nyman Band recorda-nos primeiros passos na obra do compositor britânico com afinidades evidentes pelo minimalismo, heranças da tradição clássica ocidental e, na verdade, um som por vezes não muito longe da música pop.

Tem hoje a sua própria editora, uma carreira que já conta com inúmeros episódios de colaboração com o cinema, é reconhecido pelo trabalho teórico que redigiu nos anos 60 e 70 (o seu livro Experimental Music: Cage and Beyond, de 1974, foi recentemente reeditado), altura em que lhe é atribuída a aplicação do termo “minimalista” à música dos compositores americanos que, de certa forma, haveriam de se revelar influência central no processo de descoberta de uma linguagem própria. Michael Nyman, nascido em Londres em 1944, foi um dos rostos maiores do que podemos ver como cruzamento das heranças diretas do minimalismo americano com uma personalidade europeia onde as genéticas da tradição “clássica” sublinharam a demarcação de uma identidade. Um dos exemplos dessa relação (que se afirmaria marcante numa etapa em que a música de Nyman conheceu voz maior através do cinema de Peter Greenaway) pode escutar-se em In Re Don Giovanni, peça de 1977 composta para um ensemble (do qual emergiria a Michael Nyman Band) e que resulta da desconstrução de 16 compassos de um momento da ópera Don Giovanni, de Mozart (assinalando uma relação com a música do compositor que teria expressão maior mais tarde, na banda sonora de Drowning By Numbers).

In Re Don Giovanni é uma das peças que, em 1981, Michael Nyman editou no primeiro álbum que gravou com a Michael Nyman Band. Com o título Michael Nyman, o disco era como o cartão de visita para uma série de ideias que viria a profundar ao longo dos oitentas. Bird Anthem, que abre o alinhamento, revela um claro interesse pelas estruturas repetitivas e expressa uma relação ao mesmo tempo não muito distante como noções de sonoridade caras a algumas expressões mais gourmet da música pop. O díptico Initial Treat / Secondary Treat desenha um mapa de ideias para ensemble (sob evidente protagonismo das cordas) que definiria rumos centrais para várias das obras de maior fôlego que se seguiriam. Waltz ensaia um ocasional flirt jazzístico sem consequências. Bird Song List revela primeiros sinais de um interesse pela exploração da voz e pelo formato da canção. E, a dominar todo o lado B, o longo (21 minutos) M-Work mostra novos ecos de proximidade com a cultura popular, revelando uma composição com maior ambição mas que na em alguns segmentos não parece ir muito além do terreno que nos anos 70 havia sido trilhado por nomes do rock progressivo.

Esta reedição junta ao alinhamento original as capas diferentes que acompanharam o lançamento do disco no Reino Unido e no Japão.

Podem ouvir aqui Bird Anthem, numa montagem de imagens produzida pela própria editora de Michael Nyman.