sexta-feira, abril 13, 2012

A 45 minutos do centro de Paris

Fotos: N.G.

A Disneyland Paris celebra esta semana os seus 20 anos. O parque temático, que mora a pouco mais de uns 45 minutos (em viagem de comboio suburbano) do centro de Paris, recebeu já 250 milhões de visitantes e conta com um total de 15 mil funcionários para que, todos os dias, as atrações, restaurantes, lojas e desfiles sejam uma realidade.

Entre as atrações que o parque propõe diariamente contra-se a exibição (em sessões contínuas) do filme de Francis Ford Coppola Captain Eo, um musical com tempero de ficção-científica criado para a imagem do protagonista: nada mais nada menos senão Michael Jackson. Com produção de George Lucas, o filme foi criado em meados dos anos 80 sob a vontade de explorar as tecnologias 3D disponíveis nesse tempo, a projeção fazendo-se numa sala que acrescenta às sugestões de tridimensionalidade uma série de solavancos e trepidação (daí a expressão 4D por vezes usada). Com 17 minutos de duração, Captain Eo não se afasta muito do registo narrativo que acompanhou alguns dos telediscos mais longos de Michael Jackson. O músico interpreta aqui o papel do protagonista, que navega pela galáxia numa pequena nave que tem por tripulação uma série de extra-terrestres mais com ar de peluches que podemos encontrar em lojas de brinquedos que os que muitas vezes vemos no cinema de ficção-científica. Um confronto com a má da fita, a Supreme Leader (interpretada por Angelica Houston) resolve-se ao som de We Are Here To Change The World, um inédito criado para o filme. Nos momentos finais ouve-se Another Part Of Me, canção que surgiria em 1987 no alinhamento do álbum Bad.


Três imagens de pormenor da Discoveryland, uma das “terras” que fazem o mundo que podemos visitar na Disneyland Paris. A primeira imagem apresenta um edifício que acolhe uma viagem virtual ao universo, com Buzz Lightyear (de Toy Story). A segunda é um olhar próximo sobre um dos carrocéis mais célebres do parque. E a terceira um modelo de um caça dos rebeldes em A Guerra das Estrelas, junto a um edifício onde, a bordo de um simulador de voo, podemos sobrevoar elementos do universo desse mundo de ficção criado por George Lucas.