Foi, sobretudo, um encenador teatral, mas a sua obra inclui também um significativo capítulo cinematográfico: Ulu Grosbard, americano de origem belga, faleceu no dia 18 (ou 19) no Langone Medical Center, de Nova Iorque — contava 83 anos.
Com formação em Artes pela Universidade de Chicago e, depois, uma passagem pela Yale School of Drama, Grosbard adquiriu um estatuto de grande prestígio, na Broadway, através de encenações de peças de autores como Arthur Miller, Paddy Chayefsky e David Mamet. O seu envolvimento com o cinema começou com a realização de O Assunto Era Rosas (1968), adaptação da peça de Frank D. Gilroy que já encenara em palco. Trabalhou com Dustin Hoffman em dois thrillers psicológicos: Quem é Harry Kellerman (1971), cujo título original é Who Is Harry Kellerman and Why Is He Saying Those Terrible Things About Me?, e Beco sem Saída (1978 [video: genérico de abertura]). Ao todo apenas dirigiu sete filmes, mas trabalhando sempre com actores talentosos que sabia dirigir de forma exemplar — assim acontece, por exemplo, em Encontro com o Amor (1984), com Robert De Niro e Meryl Streep, uma variação sobre o modelo clássico do melodrama. O seu derradeiro filme foi Profundo como o Mar (1999), com Michelle Pfeiffer e Treat Williams.
>>> Obituário no New York Times.