sábado, março 17, 2012

Pierre Schoendoerffer (1928 - 2012)

A sua experiência na guerra da Indochina marcou, não apenas a sua personalidade, mas toda a sua obra cinematográfica: o realizador francês Pierre Schoendoerffer faleceu num hospital de Paris, no dia 14 de Março — contava 83 anos.
Escritor e cineasta, Schoendoerffer deixou uma obra em que as experiências do combate são sempre um revelador das contradições da natureza humana. Nesta perspectiva, os seus títulos mais marcantes são La 317ème Section (1965), sobre um pelotão francês no Vietname, em 1954, distinguido em Cannes com o prémio de melhor argumento; La Section Anderson (1967), que marcou o seu retorno ao Vietname para filmar os soldados americanos, acabando por lhe valer o Oscar de melhor documentário; Le Crabe-Tambour (1977), centrado numa personagem que combateu na Indochina e na Argélia; enfim, a superprodução Diên Biên Phu (1992), evocando a batalha final do exército francês no Vietname, em 1954. A sua vida e obra estão retratadas no documentário Pierre Schoendoerffer, la Sentinelle de la Mémoire (2011), de Raphaël Millet.
Neste video, do canal Arte, Thierry Fremaux (delegado geral do Festival de Cannes) evoca a vida e obra de Pierre Schoendoerffer.


>>> Obituário no jornal Le Monde.