quinta-feira, março 01, 2012

George Clooney: ser e não ser gay

George Clooney deu uma magnífica entrevista a Brandon Voss (The Advocate), respondendo em particular a várias questões sobre a defesa da igualdade no casamento, a sua identidade sexual e também as suas escolhas como actor. Na prática, alguns ecos imediatos dessa entrevista, nem que seja por benigna distracção, poderão fazer pensar que o actor de Os Descendentes veio "desmentir" que é gay. Vale a pena ler a entrevista, destacando em particular esta resposta exemplar — politicamente exemplar, acrescente-se:

>>> O rumor [de ser] gay é algo que o tem acompanhado durante anos.
Acho que é divertido, mas a última coisa que me vão ver fazer é por-me aos saltos, dizendo "Isso são mentiras!". Seria desleal e indelicado para os meus bons amigos da comunidade gay. Não vou deixar que quem quer seja faça parecer que ser gay é uma coisa má. A minha vida privada é privada, e sinto-me muito feliz com isso. Qual é o problema se alguém pensar que eu sou gay? Hei-de estar morto há muito tempo e continuará a haver quem diga que sou gay. Estou-me nas tintas.