domingo, fevereiro 19, 2012
Pet Shop Boys, ao serviço dos outros...
Hoje escutamos alguns exemplos de canções assinadas ou produzidas pelos Pet Shop Boys para outras vozes. Em alguns casos os próprios acabaram por regravar estas composições para terceiros em lados B de single, noutros deixando-os nas vozes para quem os pensaram. Dos Eight Wonder a Boy George, de Robbie Williams a Tina Turner, de Kylie Minogue a Liza Minelli ou Dusty Springfield, o mapa de colaborações vasto, variado e, por vezes, inesperado.
Começamos ao som de Boy George. The Crying Game foi uma canção composta por Geoff Stephens e gravada pela primeira vez em 1964 por Dave e Berry. Uma nova versão surgiu em 1992 na voz de Boy George e sob produção dos Pet Shop Boys, para a banda sonora do filme com o mesmo título de Neil Jordan. The Crying Game representa ainda hoje o maior êxito da carreira a solo desde os singles extraídos do seu primeito álbum pós-Culture Club, editado em 1987.
Mais antiga é a canção que Neil Tennant e Chris Lowe escreveram para os Eight Wonder, banda que tinha por vocalista Patsy Kensit. I’m Not Scared, que serviu de cartão de visita ao álbum Fearless, de 1988, foi lançada no formato de single com considerável sucesso à escala europeia (foi nº 2 em Portugal). Os Pet Shop Boys gravaram a sua própria versão no álbum Introspective, também de 1988.
São vários os episódios de colaboração dos Pet Shop Boys com Robbie Willliams. She’s Madonna foi o terceiro single extraído do alinhamento do álbum Rudebox. Lançado em 2007, o single representou um dos piores resultados comerciais para o cantor (sendo curioso por se tratar de uma das suas melhores canções, mas enfim...).