sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Madonna por Naomi Wolf

Sobre a trajectória criativa de Madonna — e, em particular sobre o filme W.E. e a performance do Super Bowl —, Naomi Wolf (autora de The Beauty Myth) publicou um artigo no jornal The Guardian, cujo título completo é: "Madonna comporta-se como um verdadeiro artista masculino se comportaria — e as pessoas odeiam-na por isso". Citações:

>>> De onde vem tanta fúria? Ela faz o mesmo que qualquer artista masculino sério. Ou seja: não pede desculpa pelo seu talento ou a sua influência. Quando a entrevistamos, o que ressalta de forma muito profunda é a preocupação com o seu trabalho e as suas qualidades — precisamente como acontece com os artistas masculinos sérios que, muitas vezes, parecem fechados em si mesmos. Ela possui a honestidade sem ego de um artista sério, o que dá uma imagem de ego, especialmente nas mulheres.

>>> [No filme W.E.] até mesmo as cenas de amor, realmente eróticas, são filmadas do ponto de vista da mulher heterossexual. O Amante está iluminado e o seu corpo é mostrado com a mesma fruição estética que os realizadores heterossexuais costumam aplicar em relação ao corpo feminino. Quer dizer, como é que ela se atreve?