segunda-feira, janeiro 30, 2012

Leonard Cohen, segundo Philip Glass


Apesar do permanente trabalho vocal que a música de Philip Glass tem vindo a conhecer nas suas muitas experiências para os palcos da ópera, há muito que não o víamos a escrever canções. Na verdade a sua obra só conhecera mesmo um ciclo de canções, que em 1986 registara no álbum Songs From Liquid Days, que assinalou não apenas um importante espaço de diálogo com figuras do universo da música popular como representou uma importante janela de comunicação com novos públicos.

Em meados da década dos zeros Philip Glass voltou a ter pela frente o desafio da criação de um ciclo de canções. De novo, face ao que propusera em Songs From Liquid Days (que tinha entre os letristas figuras como David Byrne, Suzanne Vega ou Paul Simon), surgia o fechar das atenções nos poemas de um livro de Leonard Cohen. Surge assim Book of Longing (precisamente o título do livro de Cohen), que parte de uma seleção de poemas para várias vozes, a do próprio Leonard Cohen surgindo a dados momentos, recitando algumas das palavras que escreveu.

Philip Glass começou por apresentar em palco o projeto Book of Longing, que acabaria depois por registar em disco, editado no formato de duplo CD pela Orange Mountain Music em 2007.