Eve Arnold fotografada por Henri-Cartier Bresson (Londres, 1998) |
Nome lendário da fotografia americana, primeira mulher a integrar a agência Magnum, Eve Arnold faleceu no dia 4 de Janeiro, em Londres — contava 99 anos.
Entre as mais famosas fotografias de Eve Arnold encontram-se alguns retratos intimistas de Marilyn Monroe, nomeadamente os que obteve durante a rodagem de The Misfits/Os Inadaptados (1961), de John Huston, derradeiro filme que a actriz concluíu, contracenando com Clark Gable e Montgomery Clift. Na sua galeria de retratos incluem-se ainda actores como Orson Welles, Joan Crawford ou Paul Newman (numa sessão no Actors Studio), a par de algumas figuras da cena política internacional, incluindo a Rainha Isabel II e Malcolm X (numa célebre pose de perfil, chapéu caído sobre os olhos).
O seu principal mestre foi Alexey Brodovitch, editor da revista Harper's Bazaar. A sua entrada para a Magnum, sob a égide de Henri-Cartier Bresson, conferiu-lhe um papel verdadeiramente pioneiro, concretizado também através de muitos trabalhos de viagem (China, Rússia, África do Sul, Emiratos Árabes, etc.). Viveu em Inglaterra desde o começo dos anos 60, mantendo uma colaboração regular no Sunday Times. Entre os seus livros mais marcantes incluem-se Flashback: The 50's (1978), In China (1980) e Marilyn Monroe: An Appreciation (1987); em 2009, publicara um volume retrospectivo, Eve Arnold's People.
Mongólia interior, 1979 |
Malcolm X, 1961 |
Marilyn Monroe, 1955 |
>>> Eve Arnold nas páginas da Magnum.