terça-feira, janeiro 10, 2012

E qual foi o melhor filme de 2011?


E depois de termos aqui pedido ajuda para em conjunto escolher os melhores discos do ano, esta semana lançamos igual desafio, mas com o cinema na agenda das atenções. Escolhemos 50 títulos internacionais e 25 internacionais. Os internacionais resultam de uma selecção entre os muitos filmes com estreia em 2011 nas salas portuguesas. Os filmes nacionais juntam aos títulos em estreia alguns outros (curtas e longas) que conheceram exposição em festivais de cinema (nacionais ou internacionais) ao longo do último ano. Se os vossos filmes preferidos não constarem destas listas podem indicá-los ainda através da nossa página no Facebook ou por email. Obrigado pela participação.

INTERNACIONAL:
A Árvore da Vida, de Terrence Malick
A Conspiradora, de Robert Redford
A Dívida, de John Madden
A Melhor Despedida de Solteira, de Paul Feig
Amores Imaginários, de Xavier Dolan
A Nossa Vida, de Danielle Luchetti
A Pele Onde eu Vivo, de Pedro Almodóvar
As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne, de Steven Spielberg
As Quatro Voltas, de Michaelangelo Frammartino
As Serviçais, de Tate Taylor
A Toupeira, de Thomas Alfredson
Aurora, de Cristi Puiu
Autobiografia de Nicolae Ceausescu, de Andrei Ujica
Carlos, de Olivier Assayas
Cisne Negro, de Darren Aronovsky
Contágio, de Steven Soderbergh
Copacabana, de Marc Fitoussi
Crazy Horse, de Frederik Wiseman
Despojos de Inverno, de Debra Granik
Drive, de Nicolas Winding Refn
Essential Killing, de Jerzy Skolimovski
Filme Socialismo, de Jean-Luc Godard
Habemus Papam, de Nani Moretti
Hadewijch, de Bruno Dumond
Hereafter, de Clint Eastwood
Histórias de Shangai – Quem me dera saber, de Zhang Ke Jia
Indomável, de Joel e Etan Cohen
Inquietos, de Gus Van Sant
Isto Não é um Filme, de Mojtaba Mirtahmasb e Jafar Panahi
Mel, de Semih Kaplanoglu
Melancolia, de Lars Von Trier
Nos Idos de Março, de George Clooney
O Atalho, de Kelly Reichradt
O Código Base, de Duncan Jones
O Deus da Carnificina, de Roman Polanski
O Discurso do Rei, de Tom Hooper
O Miúdo da Bicicleta, de Jean-Pierre e Luc Dardenne
O Tio Bonomee que se Lembrava das Suas Vidas Anteriores, de Apichatpong Weerasethakul
Pina, de Wim Wenders
Planeta dos Macacos – A Origem, de Rupert Wyatt
Potiche, de François Ozon
Rubber – Pneu, de Quentin Dupieux
Sem Destino, de Monte Hellman
Submarino, de Richard Ayoade
Super 8, de J J Abrams
Uivo, de Rob Epstein e Jeffrey Friedman
Um Dia, de Lone Scherfig
Um Método Perigoso, de David Cronenberg
Uma Separação, de Asghar Farhadi
Vénus Negra, de Abdellatif Keschiche

NACIONAL:
48, de Susana de Sousa Dias
A Cidade dos Mortos, de Sérgio Tréfaut
A Espada e a Rosa, de João Nicolau
Águas Mil, de Ivo Ferreira
Alvorada Vermelha, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata
América, de João Nuno Pinto
A Morte de Carlos Gardel, de Solveig Nordlund
Cisne, de Teresa Vilaverde
Com Que Voz, de Nicholas Oulman
Complexo Universo Paralelo, de Mário Patrocínio
Durante o Fim, de João Trabulo
Efeitos Secundários, de Paulo Rebelo
É na Terra, não é Na Lua, de Gonçalo Tocha
E o Tempo Passa, de Alberto Seixas Santos
Palácios de Pena, de Gabriel Abrantes
Quem Vai à Guerra, de Marta Pessoa
Quinze Pontos na Alma, de Vicente Alves do Ó
O Barão, de Edgar Pêra
O Estranho Caso de Angélica, de Manoel de Oliveira
O Inferno, de Carlos Conceição
O Meu Raúl, de Patrícia Vasconcelos
Sangue do Meu Sangue, de João Canijo
Trabalho de Actriz, Trabalho de Actor, de João Canijo
Viagem a Portugal, de Sérgio Tréfaut
Voodoo, de Sandro Aguilar