segunda-feira, janeiro 16, 2012

As imagens (e o fotógrafo)


Após Einstein on the Beach o trabalho para o palco ganhou um espaço de protagonismo maior na obra de Philip Glass. O seu esforço não se limitou contudo ao terreno da ópera e The Photographer é um claro exemplo de um momento de exploração das potencialidades da sua música não apenas ao serviço da dança mas também de um suporte de imagens (neste caso fotografias projetadas num ecrã).

Na base da ideia estão não apenas as imagens mas também a história de vida de Eadweard Muybridge, um dos pioneiros da fotografia, celebrizado pelos seus estudos sobre o movimento. A música procura um encontro entre a escrita que Glass vinha a desenvolver com o ensemble e a presença de uma orquestra, num dos atos surgindo a figura de um violinista como solista frente aos restantes músicos. Além de duas peças de duração maior, The Photographer apresenta também uma canção. Trata-se de A Gentleman’s Honour, com letra de David Byrne (com quem Glass voltaria a trabalhar pouco depois em Songs From Liquid Days, disco que de certa forma surge como descendência direta desta experiência).

Gravado e editado em 1983, The Photographer ainda hoje não existe no mercado senão neste registo original (embora as correntes edições em CD mostrem uma capa diferente). A canção A Gentleman’s Honour teve edição a 45 rotações como lado B do single Facades, em 1983.