segunda-feira, dezembro 19, 2011

Václav Havel (1936 - 2011)

Poeta, dramaturgo e político, é um dos símbolos da "Revolução de Veludo" e do processo de democratização da Checoslováquia; foi o derradeiro Presidente da Checoslováquia e, depois da divisão do país, o primeiro da República Checa: nascido em Praga, Václav Havel faleceu na sua casa de campo, em Hrádeček, no dia 18 de Dezembro — contava 75 anos.
As posses da sua família forma confiscadas pelo regime comunista, em 1948. Proibido de prosseguir os estudos secundários, Havel inscreveu-se na escola noturna e começou a trabalhar no teatro. As suas peças e ensaios políticos seriam regularmente interditos pela censura controlada por Moscovo. Foi um dos signatários do "Capítulo 77", texto de defesa dos direitos humanos que se transformaria em documento de referência dos democratas checos — a sua luta política desembocaria na chamada "Revolução de Veludo" que, em finais de 1989, ditou o fim ao regime comunista.
Embora opondo-se à divisão do país em República Checa e Eslováquia, Havel foi uma figura fundamental na consolidação pacífica de tal divisão, assumindo sucessivamente os cargos de Presidente da Checoslováquia (1989-1992) e da República Checa (1993-2003). Personalidade decisiva na abertura do seu país ao mundo, manteve-se sempre ligado à escrita, tendo deixado mais de duas dezenas de peças de teatro e vários livros de análise política. A sua peça De Saída, sobre um líder político em momento de abandonar o seu cargo, foi levada à cena em 2008, no Teatro Archa, de Praga.

>>> Este video regista a comunicação de Václav Havel aos participantes na Cimeira dos Direitos Humanos realizada em Washington, em 2010 (17-19 Fevereiro).


>>> Obituário no New York Times.
>>> Site sobre a "Revolução de Veludo" (parte em inglês).
>>> Site oficial de Václav Havel.
>>> Václav Havel e a sua obra escrita.