terça-feira, dezembro 13, 2011
Novo reencontro com um clássico
Um dos clássicos maiores da filmografia de Alfred Hitchcock e, a par com um Vertigo, um dos seus filmes visual e narrativamente mais sofisticados, A Intriga Internacional (no título original North by Northwest) tem uma magnífica edição em Blu Ray comemorativa do 50º aniversário da sua estreia em cinema (que aconteceu em 1959). Editada há já algum tempo, é verdade.
O filme centra a medula da narrativa numa intriga de espionagem, na verdade explorando mais a fundo uma ideia de identidade trocada, de um simples gesto mal interpretado nascendo uma história com os temperos mais inesperados para a vida do protagonista. Interpretado por Cary Grant, a figura central do filme é um homem de negócios nova-iorquino de vida pacata, feita de rotinas, que é então tomado por alguém completamente diferente. Um argumento rico em proteínas, que sustenta de um fôlego a multidão de acontecimentos que se sucedem, uma direcção artística que tão bem explora as cores e formas da arquitectura e design do seu tempo, inesquecíveis sequências (da perseguição feita por um avião numa estrada no meio de nada à histórica sequência perto final no Monte Rushmore), uma soberba banda sonora assinada por Bernard Hermann, um genérico histórico criado por Saul Bass e um elenco notável são apenas algumas das razões que explicam a notoriedade que o filme alcançou e o seu valor enquanto peça de referência maior na obra de Hitchcock.
O reencontro em Blu Ray (e sublinhe-se a qualidade técnica da transcrição) junta a Destination Hitchcock: The Making Of North by Northwest (criado em 2000 para um lançamento em DVD e com apresentação de Eva Marie Saint, a co-protagonista do filme), os documentários The Master’s Touch: Hitchcock’s Signature Style (que escuta figuras como Martin Scorsese, John Carpenter ou Camille Paglia) e Cary Grant: A Class Apart, além de um painel de discussão sob o título North by Northwest: One For The Ages, no qual realizadores como Curtis Hanson, Guillermo del Toro ou William Friedkin discutem este filme de 1959. Uma galeria de imagens e uma série de trailers (de várias épocas) completam um painel de extras onde se destaca ainda um comentário pelo argumentista Ernest Lehman.