segunda-feira, novembro 07, 2011

Lisbon & Estoril Film Festival (dia 4)


Uma primeira obra, assinada pela realizadora russa Angelina Nokonova, Portret V Sumerkakh (título em inglês Twilight Portrait) é um retrato desencantado da Rússia dos nossos dias. Rodado em Rostov on Don (cidade de um milhão de habitantes no sudoeste russo, não muito longe do mar de Azov) e com um orçamento mínimo é um exercício de realismo que se constrói todo ele sobre histórias de gente comum.

No centro da narrativa uma assistente social com a vida pessoal meio às avessas. Casada mas longe de interessada numa vida a dois que não vibra, ela, Marina, mantendo encontros com um amigo do casal. É numa manhã depois de um desses encontros que tudo lhe acontece. Parte um salto do sapato, entra num bar com a empregada mais desagradável do planeta, vê a carteira ser roubada e acaba violada pelos polícias a quem pede socorro. Mas é do reencontro com um destes agentes, que começa sob desejo de vingança, que Marina encontra afinal ténues indícios de um qualquer novo rumo, optando em vez de o magoar com uma garrafa de vinho quebrada, por agir junto dele, do irmão e avô, usando afinal as técnicas e saber que a profissão lhe deu.

Tão presentes quanto os caminhos por onde evolui linha narrativa centrada em Marina, as imagens mostram uma terra assombrada pela negligência e por uma indiferença gelada entre quem se cruza na rua, aqui residindo os temperos mais visíveis de um filme que, um pouco como a protagonista, segue algo anestesiado de desgraça em desgraça. Se a desagradável empregada de bar a quem Marina recorre depois de partir o salto alto é aqui o retrato tipo de uma alma brutificada e emocionalmente inerte, os vários profissionais públicos que encontra são espelho de um quotidiano atordoado, desencantado e sem aparente rumo. Dos polícias que violam Marina à agente de uma esquadra que não parece muito entusiasmada para a ajudar a resolver o cas.o do passaporte desaparecido, ao seu lado um colega jogando videojogos em pleno posto de trabalho, Twlilight Portrait traça um olhar descrente sobre uma gente, um lugar e um quotidiano.

O filme passa hoje, pelas 19.30 no Cinema Monumental e repete amanha, às 16.00 horas no Centro de Congressos do Estoril.

Podem ver aqui a restante programação para hoje.

Encontros na Fnac Chiado

Ao longo desta edição do Lisbon & Estoril Film Festival a Fnac Chiado acolhe alguns encontros públicos com personalidades do festival, sob moderação assegurada pelo Sound + Vision. Hoje, pelas 19.00 horas estará ali o escritor e argumentista austríaco Peter Handke autor, entre outros textos, do argumento de As Asas do Desejo, de Wim Wenders.
A moderação do encontro estará a cargo de João Lopes.

O próximo encontro terá lugar quarta-feira, pelas 13.30, com Sophie Auster, com moderação de Nuno Galopim.