terça-feira, outubro 04, 2011

Mês Tintin / Spielberg (4):
Na América dos anos 30


Este texto é uma versão editada de um outro originalmente publicado no mês de Agosto no DN Gente.

Esta foi a terceira aventura de Tintin e teve primeira vida, ainda a preto e branco, nas páginas do Le Petit Vingtième, entre 1931 e 32. A versão a cores de Tintin na América, com algumas alterações (não apenas no desenho, mas também no texto) chegou em 1945. Apesar das alterações, a essência da história mantém-se em tudo fiel ao original (na verdade os acertos são pequenos detalhes, alguns mesmo subtis). Estava-se em pleno tempo de ‘Lei Seca’ e Hergé faz chegar Tintin a uma Chicago agitada entre histórias de gansters. De resto, Al Capone surge entre a lista de vilões que o jovem repórter enfrenta (sendo a única figura real que se cruza neste seu mundo de ficção). Apesar de quase toda a narrativa correr entre bandidos e a venda ilegal de álcool, Tintin passa nesta aventura por uma reserva índia, aproveitando o seu autor, Hergé, para, discretamente, nos dar uma visão crítica pela forma como então viviam os povos nativos da região. Além destes olhares a aventura norte-americana de Tintin acolhe ainda uma sátira ao capitalismo, em vários momentos surgindo, quase do nada, grandes oportunidades de negócio propostas a Tintin. Este está longe de ser dos seus melhores álbuns. Mas fez história.


Para lá dos livros: 

O nome Tin Tin fez carreira na música nos oitentas através da obra a solo de um músico que acabaria mais tarde por assinar os seus discos como Stephen Duffy.



Na verdade tinha sido o vocalista original dos Duran Duran, muito antes da chegada de Simon Le Bon ainda longe do grupo pensar nos seus primeiros discos. Ao mesmo tempo que os velhos parceiros de banda editavam os álbuns que os projectaram globalmente em inícios dos oitentas, Stephen Duffy lançava, como Tin Tin, os singles Kiss Me e Hold Me. O primeiro destes dois temas (que nas versões originais passaram a leste das atenções) conheceria nova gravação e reedição, em 1985, já sob o nome Stephen Tin Tin Duffy (designação estreada em 1984 no single She Makes Me Quiver). Seguiram-se mais alguns singles e o álbum de estreia The Ups and Downs, ainda em 85. No ano seguinte, o segundo álbum, Because We Love You, vira já assinado sob o nome Stephen Duffy. No mesmo ano editava um outro álbum através do projecto Dr Calculus. De então para cá Stephen Duffy criou os Lilac Time, os The Devils (reencontro com Nick Rhodes, dos Duran Duran) e trabalhou, entre outros, com Robbie Williams.