sábado, outubro 08, 2011
Festa do Cinema Francês (dia 3)
Hoje a Festa do Cinema Francês apresenta, pelas 19.30, no Cinema São Jorge, o filme Le Moine, de Dominik Moll, com Vincent Cassel no papel principal. Uma história que nos leva a um convento, no século XVII, e a conhecer um monge que ali foi criado e que pensa estar a salvo das tentações. À noite, na Sala 3 do mesmo cinema, sessão pelas 21.30 dedicada a Sylvain Chomet, com a passagem de La Veille Dame et Les Pigeons e da longa-metragem Les Tripettes de Belleville. A sessão principal do dia, pelas 22.00 propõe Le Nom des Gens, de Xavier Leherpeur.
Podem ver a programação do dia aqui.
Uma nota de opinião:
Exibida na noite de abertura (e repetindo na sexta-feira), a versão colorida de Le Voyage Dans La Lune, de Georges Meliès (1902) trouxe a Lisboa um dos momentos maiores da edição deste ano do Festival de Cannes. Descoberta em 1993 numa cinemateca em Barcelona, a única cópia existente desta versão colorida à mão (e até então dada como perdida) foi entretanto digitalmente recuperada. E acolheu uma nova banda sonora expressamente criada para o filme pelos Air.
O filme é um espantoso exercício de um visionário que olhou além do seu tempo (e do nosso espaço físico) para criar a visão de uma viagem que, já sonhada em títulos pioneiros da literatura de ficção científica, aqui conhece a sua primeira expressão no cinema. Inventa-se um futuro, um mundo e até mesmo os que neles habitam. Pena que apenas a música dos Air não tenha sabido sublinhar esse mesmo tom simultaneamente visionário e familiar que as imagens traduzem. Mesmo assim, este fica registado como um dos mais belos momentos da história da Festa do Cinema Francês.