Definir Bonnie 'Prince' Billy (identidade musical de Will Oldham) pela sua base country é um pouco como classificar um filme pelo seu "género" (comédia, drama, etc.): o rótulo ajuda-nos a situar o fenómeno, mas o que conta são sempre as derivações. Foi isso mesmo que sentimos ao vê-lo e ouvi-lo em Guimarães, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor: uma sonoridade enraizada na tradição que se vai revelando contaminada pelas mais subtis convulsões rock, tudo preservando uma estranha intimidade.
Dito de outro modo: Bonnie é, de facto, um narrador, incansável contador de histórias, não necessariamente de eventos palpáveis, mas da memória magoada desses eventos (mesmo os que apenas foram desejados). Há nele uma pulsão confessional que não menospreza uma certa teatralidade ancorada no enigmático, talvez infantil, grão de voz — tudo isso desembocando numa arte paradoxal em que cada nota tem tanto de transparência como de desespero suspenso.
A base do espectáculo foi o seu mais recente álbum, Wolfroy Goes to Town, presente neste video, registado há poucos dias em França, através do tema Night Noises — entretanto, hoje, dia 24, Bonnie 'Prince' Billy estará em Lisboa, no Teatro Maria Matos.