domingo, setembro 18, 2011

Queer Lisboa, 15 anos / 15 filmes (4)


Terceiro dia do Queer Lisboa 15, este domingo apresenta uma mão cheia de filmes e telediscos para ver no Cinema São Jorge, em Lisboa. Mas comecemos pela evocação de mais um título marcante da história do festival.

São muitos os documentários sobre temática LGBT que frequentemente surgem entre as programações dos festivais de cinema. Muitos levantam temas importantes, alguns descobrem e contam grandes histórias. Mas raras são as vezes em que se vai além de uma linguagem próxima do registo televisivo. Pelo que importa por isso apontar excepções como o foi o caso de Red Without Blue (passou no Queer Lisboa 11, em 2007). Assinado por três realizadores – Brooke Sebiold, Benita Sills e Todd Sills - Red Without Blue conta a história atormentada de dois irmãos gémeos. Nasceram geneticamente idênticos, a um vestiram uma roupinha azul, ao outro, uma vermelha. Cresceram juntos, viveram momentos difíceis a dois, até que uma separação forçada surgiu na sequência de uma tentativa conjunta de suicído. No reencontro algo mudou. Um deles deseja mudar de sexo. Mas mesmo que acabem aparentemente diferentes, não vivem um sem o outro. Nem deixam de, no fundo, ser idênticos.

Podem ver o trailer do filme aqui.


Hoje cabe ao filme alemão Auf Der Suche, de Jan Krüger o papel de ser protagonista da sessão da noite (pelas 22.00 horas) na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge. Durante a tarde (às 18.00 horas) há uma segunda sessão de telediscos integrada na secção Queer Pop, com apresentação pelos autores deste blogue. Hoje é apresentado um panorama de telediscos de 2010/11, com nomes como os MEN (na foto) , Patrick Wolf, James Blake ou os portugueses Plaza.

Podem consultar a programação completa para hoje aqui.