Entre as muitas reedições que os próximos meses anunciam (e que passam por títulos de nomes que vão dos Pink Floyd aos Jesus & Mary Chain, dos Nirvana aos U2, uma caixa em particular merece honras de destaque. Com um packaging luxuoso, a integral da obra dos This Mortal Coil será reunida numa caixa de quatro CD a editar em inícios de Novembro. A caixa inclui os três álbuns que a banda editou – It’ll End In Tears (1984), Song To The Siren (1986) e Blood (1991) – e junta num quarto disco uma colecção de raridades. Este quarto disco, com o título Dust & Guitars, inclui os singles da banda, um single nunca lançado (que estava programado para lançamento num clube de singles da editora 4AD) e ainda uma versão de We Never Danced, de Neil Young, ainda inédita. Aqui fica o alinhamento deste disco extra:
Sixteen Days / Gathering
Dust
Song To The Siren
Sixteen Days (Reprise)
Kangaroo
It’ll End In Tears
Come Here My love
Drugs
Acid, Bitter And Sad
We Never Danced
Thaïs (Bird Of Paradise)
Ao mesmo tempo é anunciada a reedição em vinil dos três álbuns, assim como se sabe que, depois de esgotada a caixa (que tem edição limitada), os três álbuns serão editados separadamente, na versão em mini-vinil (miniaturas das edições originais) made in Japan que a caixa inclui. Não está para já previsto um lançamento em separado do material reunido no quarto CD Dust & Guitars.
Banda de proa do catálogo da 4AD, os This Mortal Coil foram na verdade um colectivo reunido pelo responsável da editora – Ivo Watts Russel –, juntando colaborações de músicos dos Cocteau Twins, Dead Can Dance ou Modern English. O som planante e texturalmente rico dos discos ajudou a definir não apenas uma identidade estética para a editora (para a qual contribuiu também o design de grande personalidade de Vaughan Oliver) mas também um espaço musicalmente estimulante no panorama “alternativo” dos anos 80.