sexta-feira, setembro 09, 2011

"José e Pilar" na corrida dos Oscars

Miguel Gonçalves Mendes, com José Saramago, na rodagem de José e Pilar
José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes, será o título português candidato a uma nomeação para o Oscar de melhor filme estrangeiro, a atribuir no Kodak Theatre, em Los Angeles, na 84ª cerimónia dos prémios da Academia de Hollywood.
A notícia foi divulgada pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA). O ano passado, os cinco nomeados (venceu Num Mundo Melhor, da Dinamarca) foram escolhidos entre um total de 65 candidaturas. Este ano, entre os países que já anunciaram os seus representantes estão a Alemanha (Pina, de Wim Wenders), Hungria (O Cavalo de Turim, de Béla Tarr) e Suécia (Svinalängorna/Beyond, de Pernilla August).
* * * * * 
Lembrando anos anteriores, importa reconhecer as deficitárias formas de representação de Portugal no contexto dos Oscars (independentemente dos filmes). De facto, nunca houve um verdadeiro, e verdadeiramente político, investimento promocional dos filmes enviados, em particular junto da comunidade de Hollywood. Esperemos que algo se faça no sentido de contrariar as limitações dessa herança, contrariando também uma má tradição portuguesa que tende a menosprezar as mais salutares regras do marketing cinematográfico.

>>> Site oficial de José e Pilar.