domingo, agosto 07, 2011

Imagens para cordas


Música para quartetos de cordas por Philip Glass em interpretações 
pelo Brooklyn Rider, m lançamento num CD duplo pela Orange Mountain Music. 
Inclui uma suite com música da banda sonora de ‘Bent’.

Depois de uma primeira longa etapa durante a qual as primeiras gravações das suas obras surgiam inevitavelmente com a sua presença enquanto intérprete nos créditos dos discos, agora Philip Glass começa a assistir a uma cada vez mais frequente entrada em cena de títulos de outros intérpretes dedicando álbuns (ou, pelo menos, parte do seu alinhamento) à sua música. Um dos mais recentes exemplos surgiu pela mão do enesemble Brooklyn Rider. Num disco duplo gravam os cinco Quartetos de Cordas do compositor (o terceiro dos quais sendo na verdade um retrabalhar de material originalmente composto para o filme Mishima, de Paul Schrader). E juntam ao alinhamento uma suite que revela alguma da música que Glass trabalhou para a banda sonora de Bent.

Bent é um filme de 1997 (realizado por Sean Mathias) que parte da adaptação de uma peça de teatro de Martin Sherman estreada em finais dos anos 70 e que recorda, na sequência da “noite das facas longas”, as perseguições aos homossexuais na Alemanha nazi. Philip Glass assinou na altura a banda sonora para o filme, expressando notas de melancolia e dor segundo uma linguagem na verdade não muito distante da que então procurava desenvolver na sua música orquestral. No filme escutamos, na sua versão original, e na voz de Mick Jagger, a canção Streets of Berlin (com música de Glass), que mais tarde Ute Lemper gravaria no álbum The Punishing Kiss. Este disco tem o mérito de nos apresentar (finalmente) parte da música que Philip Glass compôs para Bent. Mas, não sendo uma banda sonora, ainda não é desta que vemos em disco essa leitura original de tão bela canção pelo vocalista dos Rolling Stones.



Imagens de uma actuação recente do quarteto Brooklyn Rider na qual interpretam o 6º andamento da Suite criada a partir da música de Bent.

Podem ver um excerto do filme, com a actuação de Mick Jagger aqui.