quinta-feira, agosto 25, 2011

Arte no coração da cidade


São ao todo mais de dois milhões de peças, divididas entre 19 departamentos, ocupando o espaço daquele que é o maior museu de Nova Iorque. Na 5ª Avenida, ocupando o espaço correspondente aos quarteirões entre as ruas 80 e 84, o Metropolitan Museum of Art oferece ao visitante uma das melhores colecções de arte do mundo, as várias etapas da história e as mais diversas geografias do mundo estando ali representadas.



Um primeiro olhar pelo departamento de egiptologia mostra, em primeiro lugar, a imponência de um velho templo que data já do tempo da ocupação romana. Construído no ano 15 a.C., o Templo de Dendur é um dos ex libris das colecções do Metropolitan Museum.



De passagem por outras salas dedicadas a memórias da própria história americana. Em primeiro lugar visitando uma sala projectada por Frank Loyd Wright. Em segundo vendo uma panorâmica que recria, num olhar de 360 graus, os espaços em volta do Palácio de Versalhes.



Num espaço do piso térreo, nas traseiras do museu, mais olhares sobre a memória americana, através de uma série de pinturas de paisagistas do século XIX. Em sequência, The Heart Of The Andes (1859), de Fredeick Edwin Church; The Rocky Mountains (1863), de Albert Bierstadt e Banks of The Longing (1894-97), de William Lamb Picknell.



Nesta sequência, alguns espaços entre as salas que apresentam obras do século XX. Nomes como Hopper ou Liechenstein estão entre os artistas representados. Wahrol ou Pollock também presentes.



Uma das alas recentemente remodeladas no museu é a que dedica o seu espaço à arte greco-romana. Aqui ficam três imagens deste departamento.