quinta-feira, julho 07, 2011

Optimus Alive 2011: dia 2


Algumas notas breves sobre episódios de uma primeira noite no Optimus Alive!

James Blake: Dificilmente o festival vai ver outro concerto como este. Não que queira disputar o campeonato dos entusiasmos ou da euforia colectiva. Pelo contrário, é na contenção de uma música que nasceu num espaço de silêncios e solidão e que agora se partilha com uma multidão que residem os argumentos de um músico que, garantidamente, confirmou ser mesmo a figura maior do que de melhor se está a fazer neste 2011.

Anna Calvi: Segurança e solidez na voz, na interpretação. Outra das confirmações, aqui a chamar a atenção para um nome que justifica já concertos em nome próprio, de preferência numa sala que saiba escutar esta música.

Patrick Wolf: Absoluta competência em clima pop. Lupercalia foi ponto de partida para um concerto que visitou alguns episódios anteriores (como Bluebells, The Libertine ou Magic Position) e que nele confirmou um dos mais vivos talentos pop do nosso tempo. Uma música de horizontes largos e um performer que sabe entender importantes heranças da arte de estar em palco.

Nota menos positiva para a saída do recinto. O túnel de acesso aos comboios (e ao outro lado da linha) não andava de tão cheio. A ponte de acesso, alternativa possível de caminho, parecia grade de quinta que se pulava a salto... O conforto nestas coisas dos festivais não mora apenas dentro dos recintos.


Hoje é dia para ver os Primal Scream a apresentar, na íntegra, e de fio a pavio, o alinhamento do clássico de 1991 Screamadelica. Mas a coisa não fica por aí. Aqui fica a agenda do dia 2:

Palco Optimus
Jimmy Eat World – 18.30
My Chemical Romance – 19.45
Xutos & Pontapés – 21.20
Iggy & The Stooges – 22.45
Foo Fighters – 00.25

Palco Super Bock
Crocodiles – 17.00
Everything Everything – 17.55
Seasick Steve – 18.55
Bombay Bicycle Club – 20.05
Primal Scream – 21.15
Os Golpes – 23.10
Kele – 00.15
Teratron – 01.35
Bloody Beetroots Death Crew 77 – 03.00

Pelo Palco Optimus Clubbing a Enchufada apresenta actuações de Diplo, Buraka Som Sistema DJ/MC, Joker com Nomad, Carte Blanche, Goose, Wildlife!, Spoek Mathambo, Diamond Bass, Da Chick e The Yardangs.