quinta-feira, junho 30, 2011

Um parque com história


É o pulmão do Greenwich Village. Não que seja o único espaço verde no mais aprazível dos bairros de Manhattan. O Washington Square Park não só é um belo jardim como respira histórias e vivências feitas de música, palavras e ideais. Nos anos 60 foi palco para inúmeras apresentações de músicos folk. E ainda recentemente, durante a campanha das últimas presidenciais, espaço para um comício de Barack Obama.

Washington Square Park mora onde começa a 5ª Avenida e tem por base a rua 4. Em seu redor muitos dos edifícios pertencem hoje à NYU, a New York University.


Um aspecto geral do Washington Square Park em dia de acolher um evento. É frequente vermos muitos dos pequenos jardins de Nova Iorque a receber festas, concertos, encontros, sobretudo aos fins de semana.


Três olhares aqui em volta do Washington Square Park. O primeiro passando pelo arco que é talvez o seu mais característico ex libris. A imagem do meio corresponde a um dos edifícios da NYU.


O arco que domina a zona central do Washington Square Park abre passagem para o largo com o mesmo nome e define, à sua frente, a entrada na 5ª avenida. Criado à imagem do Arco do Triunfo de Paris, é a versão definitiva, datada de 1892, de um outro arco, em gesso, que ali fora levantado em 1889, a assinalar o centenário da tomada de posse de George Washington como primeiro presidente norte-americano.