segunda-feira, maio 23, 2011

'A Laranja Mecânica': 40 anos depois


Não revelou novo cinema, mas a evocação dos 40 anos de A Laraja Mecênica, de Stanley Kubrick, foi certamente um dos momentos altos da edição deste ano do Festival de Cannes. Uma cópia restaurada foi apresentada no festival, numa masterclass que contou com a presença do actor Malcolm McDowell, que há 40 anos vestiu a pele do protagonista do filme. Na ocasião McDowell recordou o filme e a construção da personagem, explicando que vestia um equipamento branco de jogar cricket quando se encontrou com Kubrick, desse facto decorrendo parte da construção visual da figura que depois levou ao grande ecrã.


Além da apresentação de uma cópia restaurada, em Cannes foi ainda exibido o documentário Once Upon a Time… Clockwork Orange, filme de Antoine de Gaudemar e Michel Ciment.

O documentário não integra contudo os conteúdos extrta de um lançamento em blu-ray que assinala, ainda este mês, os 40 anos da estreia do filme. Entre os extras desta edição conta-se os documentários Malcolm McDowell Looks Back (no qual o actor reflecte sobre a experiência que representou ter trabalhado com Kubrick), Still Tickin': The Return of Clockwork Orange, Great Bolshy Yarblockos!: Making A Clockwork Orange, Stanley Kubrick: A Life in Pictures (sobre o realizador, num filme narrado por Tom Cruise) e O Lucky Malcolm! Documentary (um outro filme sobre a carreira do actor). Entre os extras surge ainda uma reflexão sobre o impacte cultural do filme e das formas de representação de violência que então apresentou.