As grandes noticias sao muitas vezes um gracioso equivoco. Como dizia Mark Twain face ao seu prematuro obituario: "As noticias da minha morte sao francamente exageradas."
Passa-se algo de semelhante com a mitologia da passadeira vermelha em Cannes: de facto, as estrelas por la passam quando entram no Palacio (como todos os dias passam os jornalistas para entrar na projecçao das oito e meia da manha), mais nao restando do que a memoria iconografica de dois ou tres minutos de muitos flashes dos fotografos e ainda mais gritos dos espectadores à volta das barreiras de segurança.
Por vezes, é como se ninguém estivesse a olhar. Aqui, por exemplo: num balcao desactivado da zona da imprensa ficou um televisor solitario, transmitindo em directo a entrada para a sessao oficial de The Tree of Life, de Terrence Malick [sugere-se um click para ver maior]. De costas, o actor principal olha a actriz que o acompanha, nao por integrar o elenco do filme, mas por simples cumplicidade conjugal — ele é Brad Pitt, ela Angelina Jolie. Em boa verdade, é a espera dele que faz o momento. Mesmo na passadeira vermelha, o pudor existe. [Foto J.L.]