domingo, maio 08, 2011

Bin Laden em video


I - O Departamento de Defesa dos EUA divulgou alguns videos de Osama Bin Laden, encontrados no seu esconderijo de Abbottabad, no Paquistão. Estão disponíveis, por exemplo no site do New York Times (enquadrados por um artigo de Elisabeth Bumiller).

II - Apresentados sem som, para evitar qualquer possível efeito perverso de mobilização, os videos traduzem um gesto eminentemente político, consciente do modo como o combate ao terrorismo se joga também no universo plural das imagens e respectivas formas de circulação. Afinal, descobrimos "apenas" um Bin Laden banalmente a utilizar o comando do seu televisor (onde já aparece uma imagem de Barack Obama) ou, então, a ler/ensaiar vários discursos. Deste modo se consolidam duas mensagens complementares — primeiro: sob pena de insuperável ingenuidade política, não faz sentido rasurar as imagens de Bin Laden; segundo: a sua amostragem deve submeter-se a um novo poder sobre as próprias imagens.

III - Num universo em que, tantas vezes, as televisões promovem lamentáveis exemplos de leviandade e ligeireza na apropriação e tratamento das imagens, a administração Obama afirma opções e define fronteiras. Dito de outro modo: estes são sinais de um trabalho político que não ignora a complexidade informativa do nosso mundo.