terça-feira, abril 05, 2011

A mudança pede tempo


Barack Obama lançou esta semana a sua candidatura às eleições presidenciais de 2012. Fê-lo usando a Internet como espaço privilegiado de comunicação, através de um vídeo no qual (ver em baixo) vemos cidadãos de várias idades e opiniões (um deles sublinhando mesmo que nem sempre concorda com o Presidente mas nele confia) falando do seu tempo e do seu lugar. Obama surge apenas através de fragmentos de imagens documentais que recordam momentos da campanha anterior, a voz aqui sendo antes a dos que votam e dos que agora se mobilizarão para lutar pela reeleição. Imagens a um ritmo que acompanha a mão cheia de opiniões que passam pelo ecrã e que nos conduzem, antes do logo Obama 2012 a uma frase que deixa claro onde tudo vai começar. It begins with us... Mais um exemplo notável de marketing político, que entretanto gerou já uma série de logos e banners, um deles reactivando a palavra-chave da campanha de 2008, todavia ciente de um tempo que passou e da forma como nem tudo entretanto já se materializou. Change, é a palavra. Change takes time, a nova forma de a conjugar.


Imagens do vídeo que lança a candidatura de Obama às eleições de 2012