terça-feira, março 01, 2011

A casa do peixe


É um dos edifícios mais conhecidos de Gotemburgo e até mesmo um dos ex-libris da cidade. Na verdade não é mais que um mercado de peixe cujo edifício, por lembrar de fora o aspecto de uma igreja, acabou mesmo conhecido como Feskekôrka (literalmente, a igreja do peixe). Mora nas margens de um dos canais que atravessam a cidade (o Roslenlundskanalen), em plena Rosenlundsgatan, muito perto do porto.


Em tempos idos o peixe era vendido directamente a partir dos barcos que, parados no canal, o passavam directamente para as mãos de quem o procurava. Em finais do século XIX, pelas mãos de um arquitecto norueguês, nasceu este mercado. Inaugurado em 1874 é uma estrutura dominada por uma única nave, com tecto anguloso e amplas janelas (que garantem boa iluminação interior). Além dos stands que vendem peixe e marisco, o edifício aloja ainda um restaurante, que é mesmo um dos mais conhecidos da cidade (e com mesas sistematicamente tomadas à hora do almoço).


Não cheira a peixe. E peixe é o que não falta neste mercado, o facto de ser extremamente fresco e a boa circulação de ar garantindo um ambiente bem agradável. Os stands estão arrumados longitudinalmente segundo a extensão maior do edifício. O restaurante (Restaurang Gabriel) mora numa mezzanine sobre uma das entradas.