sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Reedições
Frankie Goes To Hollywood, Liverpool


Frankie Goes To Hollywood
“Liverpool”

Salvo

2 / 5


Entre 1983 e 84 ganharam um estatuto de rara projecção global. Muito graças à força dos seus dois primeiros singles – Relax e Two Tribes – mas também consequência da visão de uma pop sofisticada que, aplicada pelo produtor Trevor Horn, fez do grupo um dos paradigmas do som da editora ZTT. Porém, chegados a 1986, os Frankie Goes To Hollywood não eram já a equipa unida que trabalhara no disco de estreia, as sombras de uma possível separação devendo datar já do período em que trabalhavam naquele que seria o seu segundo e último álbum de originais. Antecedido por Rage Hard, single que reforçava uma relação com um som mais musculado e com raízes mais próximas do rock que da atmosfera pop de cuidado design que se escutara em Welcome To The Pleasuredome. Liverpool (o título do álbum prestando assim homenagem à cidade natal do grupo) acabaria por seguir por caminhos não muito distantes, apesar de pontualmente a composição, bem como a produção (desta vez a cargo de Steve Lipson), procurar pontes directas face às experiências vividas no bem mais marcante (e mais interessante) disco de estreia. Warriors Of The Wastelands, segundo single extraído do álbum (e tema de abertura do seu alinhamento) é talvez a mais evidente das novas canções onde se projectam directamente as experiências do álbum de estreia, do carácter ambiental do prólogo ao carácter épico que se revela adiante revelando-se um dos raros momentos em Liverpool onde a alma do grupo parece ainda intacta e capaz de surpreender. Com interesse apenas histórico, Liverpool é o retrato de uma banda que, depois de um primeiro episódio de excepção, dá por si encurralada num inesperado beco, dali não sabendo sair...