domingo, fevereiro 20, 2011

Luhrmann filma "Gatsby", com DiCaprio e em 3D


O Grande Gatsby vai voltar ao cinema, quase quarenta anos passados sobre a última versão cinematográfica, protagonizada por Robert Redford e Mia Farrow. Desta vez, o projecto vem da Austrália e tem realização de Baz Luhrmann, autor de Strictly Ballroom (1992), Romeu + Julieta (1996), Moulin Rouge (2001) e Austrália (2008). Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan vão assumir as personagens de Jay e Daisy, devendo Tobey Maguire interpretar o narrador, Nick Carraway.
O filme, com um orçamento de 118 milhões de dólares, é já considerado como motor de um importantíssimo boom na produção australiana, e tanto mais quanto vai ser rodado em 3D. As filmagens arrancam no próximo mês de Agosto, prevendo-se 17 semanas de rodagem e 30 de pós-produção. Na prática: o novo Gatsby vai perfilar-se para concorrer aos Oscars referentes ao ano de 2012. 

* * * * *

Clássico absoluto da literatura americana, The Great Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, foi publicado em 1925 [imagem em cima: capa da primeira edição]. Texto vertiginoso sobre o pós-Grande Guerra, novelo de utopias perdidas e mágoas sem fim, testemunho interior, dir-se-ia fisiológico, desse tempo que, historicamente, mereceu o epíteto de roaring twenties, trata-se de um livro que o cinema (e a televisão) tem investido com alguma regularidade.

* Três versões cinematográficas:
- 1926: real.: Herbert Brenon; c/ Warner Baxter e Lois Wilson;
- 1949: real.: Elliott Nugent; c/ Allan Ladd e Betty Field;
- 1974: real.: Jack Clayton; c/ Robert Redford e Mia Farrow [cartaz];

* Uma versão televisiva:
- 2000: real.: Robert Markowitz; c/ Toby Stephens e Mira Sorvino.

[Os pares de actores referidos correspondem às personagens de Jay Gatsby e Daisy Buchanan].

Em 1999, na Metropolitan Opera (Nova Iorque), estreou-se The Great Gatsby, uma ópera baseada no romance. Composta por John Harbison, foi encomendada pelo Met para assinalar o 25º aniversário de James Levine nas funções de director musical da companhia. Na estreia, Jay Gatsby e Daisy Buchanan eram interpretados, respectivamente, por Jerry Hadley (tenor) e Dawn Upshaw (soprano).

>>> The Great Gatsby: texto integral.