segunda-feira, dezembro 20, 2010

Jafar Panahi condenado pelos tribunais do Irão


Não é a primeira vez que os tribunais do Irão condenam o cineasta Jafar Panahi (nascido em Mianeh, 1960). Agora, o realizador de O Círculo (2000), Crimson Gold (2003) e Offside (2006) recebeu uma pena de seis anos de prisão, acompanhada da proibição de, durante vinte anos, dirigir ou produzir filmes, deslocar-se ao estrangeiro e dar entrevistas.
De acordo com informações divulgadas pela sua advogada, Farideh Gheyrat, Panahi, que nunca escondeu o seu apoio ao Movimento Verde, da oposição iraniana, foi condenada por "actividades" e "propaganda" contra o regime — Gheyrat anunciou também que vão recorrer da sentença. Hamid Dabashi, professor de estudos iranianos na Universidade de Columbia, resumiu a situação em declarações ao jornal The Guardian: "É uma catástrofe para o cinema do Irão. Panahi está agora exactamente na fase mais criativa da sua vida e, silenciando-o num momento tão sensível, estão a matar a sua arte e o seu talento."
Várias vezes distinguido nos grandes festivais internacionais, Panahi recebeu o Leão de Ouro em Veneza/2000, com O Círculo, e o Urso de Prata de Berlim/2006, com Offside. Em Maio de 2010, impossibilitado de sair do Irão para participar no júri oficial de Cannes, a sua ausência foi sinalizada, na cerimónia de encerramento, por uma cadeira vazia com um cartaz com o seu nome [apresentado por Juliette Binoche].