quinta-feira, dezembro 30, 2010

Billy Taylor (1921 - 2010)


Pianista de jazz, compositor e professor, tocou com Charlie Parker, Dizzy Gillespie e Miles Davis: Billy Taylor faleceu em sua casa, em Riverdale, no Bronx — contava 89 anos.
Desde The Subject Is Jazz, série de programas da NBC iniciada em 1958, tornou-se uma figura muito popular junto dos espectadores americanos, mantendo uma presença regular na televisão, nomeadamente como líder da banda de The David Frost Show, de 1969 a 1972 — foi o primeiro negro a assumir tal papel num talk show. Colaborador da NPR (National Public Radio), manteve também um militante trabalho pedagógico, tendo fundado em 1961 a "Jazzmobile", de Nova Iorque, entidade vocacionada para o ensino do jazz. Desde 1994, era director artístico para o jazz do John F. Kennedy Center for the Performing Arts, em Washington. Formado em educação musical pela Universidade de Massachusetts, em 1975, gostava de ser tratado como "Dr. Taylor", contrariando desse modo o cliché do músico de jazz como alguém sem educação nem capacidade de expressão — era como "Dr. Taylor" que a maior parte do público o conhecia e admirava.

>>> Billy Taylor interpreta a sua mais célebre composição, I Wish I Knew How It Would Feel To Be Free, com Victor Gaskin (contrabaixo) e Curtis Boyd (bateria).


>>> Obituário na NPR.
>>> Site oficial de Billy Taylor.