Está longe de ser um dos museus mais conhecidos e visitados de Berlim, mas deve ser paragem obrigatório para todos aqueles para quem a música não é apenas uma mão cheia de ficheiros mp3 que se trocam e apagam na semana seguinte… O Musikinstrumenten Museum (ou seja, o Museu dos Instrumentos de Música) mora no complexo de edifícios da Philharmonie, no Kulturforum, muito perto de Potsdamert Platz. Em concreto, fica exactamente entre o edifício que alberga a sala principal da Philharmonie e a Praça Sony.
A colecção surgiu em 1888 de uma série de instrumentos reunidos por dois musicólogos da Real Academia de Música de então. As peças mais antigas datam do século XVI e a colecção atravessa o tempo até ao presente. Entre as peças expostas estão, por exemplo, um cravo de Jean Marius que pertenceu ao rei Frederico II e alguns violinos fabricados por Straduvaruius.
Com uma arquitectura interior em tudo semelhante à que domina os restantes edifícios da Philharmonie, o museu apresenta mais de 750 peças, grande parte delas tocadas regularmente em visitas guiadas. Além dos instrumentos em exposição, o museu inclui uma biblioteca e um auditório, onde se realizam concertos com alguma regularidade.
A grande “vedeta” do museu é um grande orgão Wurlitzer de 1929 que em tempos servia para “sonorizar” ao vivo filmes mudos, integrando inclusivamente sons que permitem verdadeiros exemplos de sonoplastia. Todos os sábados ao fim da tarde é tocado, sempre com uma plateia de espectadores pela frente.