quarta-feira, novembro 03, 2010

É museu (mas parece um templo)


É um dos museus que integra a Ilha dos Museus, em pleno centro de Berlim. Construído em na década de 60 do século XIX, seguindo sugestão de desenho do rei Frederico Guilherme IV e revelando afinidades com a imagem de velhos templos romanos, a Alte Nationalgalerie é hoje um espaço dedicado à pintura e escultura, com colecções essencialmente feitas de obras dos séculos XVIII e XIX.


Inaugurado em 1876, o museu era então dedicado à arte do seu tempo, acolhendo sobretudo uma colecção de arte moderna até aí exposta na Akademie der Kunste. Dispersa depois da II Guerra Mundial, a colecção conheceu nova arrumação (e dispersão), resolvida entretanto após a reunificação.


Entre os artistas representados um dos nomes cujas obras mais justificam uma visita é Casper David Friedrich, de quem vários trabalhos estão ali expostos. Um dos seus quadros patentes na exposição permanente é este Monge à Beira Mar, que data de 1808.


Mais três exemplos de obras em exposição no museu: A Ilha dos Mortos de Arnold Bocklin (de 1883), as Ruínas do Mosteiro de Oynin, de Carl Bleechen (de 1888) e A Estrada para Gelmeroda, de Christian Rohlfs (de 1893).
.
Alte Nationalgalerie
Bodestrasse, 1-3
Metro: U-Bahn U6 (Friedrichstrasse)
S-Bahn S1, S2, S25 (Friedrichstrasse) e S5, S7, S75 (Hackescher Markt)