quarta-feira, novembro 10, 2010

A casa da música


É uma das mais belas salas de concertos do mundo inteiro. Na verdade não devemos falar de uma sala, mas de um conjunto de espaços, sob um tecto comum. A Philharmonie mora no Kulturforum, um conjunto de edifícios perto de Potsdamer Platz que junta museus, uma bibliotecas e salas de espectáculos e representa um dos principais pólos da vida cultural berlinense.


A Philharmonie é a sede da Orquestra Filarmónica de Berlim. Construída entre 1960 e 1963, deu casa a uma orquestra que, depois da guerra, perdera uma sede. O edifício é dominado por formas assimétricas e coberto por um revestimento dourado que o destaca da paisagem ao seu redor.


Tendo por vizinho imediato o museu dos instrumentos musicais, a Philharmonie apresenta-se essencialmente como a soma de duas grandes salas de espectáculos partilhando um vasto foyer comum. A sala principal, onde regularmente se apresenta a Orquestra Filarmónica de Berlim, é dotada de impressionantes condições acústicas e conta com 2440 lugares, dispostos em torno do espaço onde se instalam os músicos. Muito perto, a sala para os concertos de música de câmara tem 1180 lugares.


Três olhares sobre o belíssimo foyer da Philharmonie. É um espaço enorme, que envolve parte da sala principal, apresentando uma verdadeira rede de escadarias e pontes de acesso às portas que a ela conduzem. No piso térreo, além da bilheteira, há uma pequena loja de discos (onde não falta uma selecção representativa da história, em gravações, da orquestra). São depois vários os bares que asseguram um rápido serviço antes dos concertos e durante o intervalo. A correr a parede exterior dos dois pisos do foyer, os bengaleiros.

Phiharmonie
Herbert von Karajan Strasse, 1
Metro: Potsdamer Platz (várias linhas de U-bahn e S-bahn)