segunda-feira, outubro 18, 2010

Uma casa para as (outras) culturas


É um pequeno centro cultural dedicado às culturas não europeias. A Haus der Kulturen der Welt (literalmente, casa das culturas do mundo) mora no Tiergarten, a uma distância a pé das portas de Brandenburgo. Alberga regularmente exposições, sessões de cinema, concertos, palestras, congressos, que divide entre as salas nos pisos inferiores e o auditório que ocupa o topo da estrutura. A sua forma muito peculiar fez com que os berlinenses lhe chamassem a schwangere auster, ou seja, a ostra grávida.


A Haus der Kulturen der Welt foi construída entre 1956 e 57 segundo um projecto do arquitecto americano Hugh Stubbins, servindo então a representação americana na exposição de arquitectura Interbau 1957. O edifício tornou-se então um dos maiores símbolos da liberdade e modernidade da Berlim Ocidental. A sua actual função data de 1989.


Três olhares pelo interior da estrutura, começando por um dos lances de escadas que fazem o acesso aos pisos superiores, a caixa de luz que acolhe o visitante que chega pela porta Norte e um dos corredores num dos pisos inferiores.

Haus der Kulturen der Welt
John-Foster-Dulles Alee, 10
Metro: Unter den Linden (S-1, S-2, S-25)