quarta-feira, outubro 20, 2010

Um estádio com história


Construído nos anos 30 do século XX para acolher as olimíadas de 1936, o Olympiastadion é um dos exemplos vivos na Berlim dos nossos dias de uma arquitectura monumental característica do III Reich. Para visitá-lo há que fazer praticamente todo o segmento Oeste de uma das linhas de U-bahn e, depois, caminhar uns minutos a pé entre a estação de metro e o complexo desportivo.

O estádio mora onde em tempos fora construído um outro estádio pensado para as olimpíadas de 1916 que acabariam canceladas por consequência da I Guerra Mundial. Atribuídas a Berlim em 1931 as olimpíadas de 1936 acabaram depois usadas pelo poder nazi como uma janela de propaganda. O complexo desportivo ali erigido (que não se limita ao estádio olímpico), originalmente designado como Reichssportfeld (hoje Olympiapark Berlin) foi desenhado por Werner March. O estádio, bem como os Jogos Olímpicos de 1936, seriam então imortalizados pelo filme Olympia, de Leni Riefenstahl.


Três olhares pelos pilares e argolas olímpicas que dominam a entrada principal do estádio. Quase intacto depois da II Guerra Mundial, o complexo em volta do estádio albergou durante algum tempo as forças britânicas em Berlim. O estádio foi então remodelado e passou a acolher jogos de futebol. Uma mais recente remodelação (durante as obras foi encontrada uma bomba não detonada dos dias da II Guerra) modernizou internamente a estrutura e deu ao estádio a sua forma actual em 2004. Além de eventos desportivos já por ali passaram digressões de nomes como, por exemplo, os U2, Depeche Mode ou A-ha.

Olympiastadion
Olympischer Platz
Metro: Olympiastadion (a estação mais próxima é a de U-bahn, linha U-2; há, por perto, uma estação de s-bahn com as linhas S-9 e S-75)