segunda-feira, setembro 06, 2010

"O futuro já aconteceu"

É uma bela frase: o futuro já aconteceu (com algumas variações possíveis: o futuro já está a acontecer, o futuro acaba de acontecer, etc.). É, sobretudo, uma frase que nos envolve na ambivalência de qualquer tempo, libertando-nos dos lugares-comuns deterministas que paralisam pensamentos e gostos, transformando-nos em autómatos de coisa nenhuma. A sua entrada no imaginário popular — ou no imaginário da cultura popular — deve muito a este livro de Michael Lewis, The Future Just Happened (2001), que viria a estar na base de uma série da BBC.
Analista com experiência acumulada no jornalismo económico, Lewis tem abordado temas muito diversos. Por exemplo: The New New Thing (1999) avalia o boom da Internet a partir das companhais de Silicon Valley; The Blind Side (2006) investiga o mundo do futebol americano e, em particular, a história dramática e empolgante de Michael Oher (que esteve na base do filme Um Sonho Possível, de John Lee Hancock, com o qual Sandra Bullock ganhou um Oscar); The Big Short: Inside the Doomsday Machine (2010), o seu trabalho mais recente, desmonta a conjuntura made in USA da crise global gerada pela desregulação dos mecanismos de crédito à habitação.
The Future Just Happened é um livro que reconhece as potencialidades do novo mundo da Internet, tentando compreender a complexidade da sua dinâmica e também dos seus efeitos em todas as estruturas de vida dos cidadãos. Dito de outro modo: é um livro que acredita ser possível contrariar os mecanismos mais medíocres — a irrisão, o insulto, a difamação e, last but not least, o triunfo da ignorância — a cuja apoteose assistimos todos os dias, em particular em alguns espaços da blogosfera.
Vale a pena conhecer o pensamento de Lewis — neste registo da CNN, vêmo-lo, em diálogo com Fareed Zakaria, há cerca de um ano, comentando a crise económica.