segunda-feira, setembro 13, 2010

Nos bastidores de 'Prima Donna'


O documentário Prima Donna: The Story Of Rufus Wainwright’s Debut Opera é exibido sábado, dia 18, pelas 19.15, na sala 3 do Cinema São Jorge, integrado na secção Queer Pop, do festival Queer Lisboa 14. Realizado por George Scott, o filme acompanha essencialmente a criação da primeira ópera de Rufus Wainwright, revelando além dos bastidores do processo criativo o espaço de vida familiar em que Rufus foi criado e, mais tarde, esta música ganhou forma. Além de Rufus Wainwright, o filme conta com as presenças de outros elementos da sua família (a irmã Martha, o pai Loudon, a mãe Kate e a tia Anne), assim como revela palavras da soprano René Fleming.



Imagens do trailer do documentário Prima Donna: The Story Of Rufus Wainwright’s Debut Opera, de George Scott.

Prima Donna estreou em 2009 no Festival de Manchester. Cantada em francês, narra a história de um dia na vida de uma cantora de ópera em idade avançada que prepara um regresso aos palcos, na Paris dos anos 70. Reconhecida que é a paixão antiga do músico pela ópera romântica, Prima Donna afasta-se dos caminhos seguidos por muita da criação operática contemporânea…



Imagens de uma entrevista recente de Rufus Wainwright à estação canadiana Q por ocasião da estreia em Toronto de Prima Donna. Na ocasião Rufus fala também de um concerto de homenagem à sua mãe (Kate McGarrigle) que decorreu integrado na programação deste ano do londrino Meltdown Festival. A ópera é, contudo, o centro das atenções desta entrevista. Na entrevista Rufus aborda também o documentário que este sábado será exibido no Cinema São Jorge.