terça-feira, agosto 31, 2010
Novas edições:
Wavves, King Of The Beach
Wavves
“King Of The Beach”
Bella Union / Nuevos Medios
4 / 5
O momento mais mediático com assinatura Wavves entre a edição do seu disco anterior e o lançamento do novo King Of The Beach chegou em meados de 2009 quando, em plena actuação no Primavera Sound, em Barcelona, Nathan Williams perde o controlo da situação, agride o baterista, insulta o público e ponto final, concerto terminado… Reconhecendo a necessidade de resolver o que resolvido não estava, a alma dos Wavves começou por arrumar a sua vida. E, seguindo o que poderá ter sido uma lógica algo semelhante, acabaria pelos vistos por arrumar também um pouco mais a sua música… E assim, depois de dois álbuns na melhor tradição lo-fi, abordando a distorção e o ruído com a canção por cenário, eis que se apresenta em 2010 com algo completamente diferente. Juntando dois elementos da antiga banda de Jay Reatard – em concreto o baterista Bill Hayes e o baixista Stephen Pope – gravando num estúdio e contando com a ajuda de um produtor que já trabalhou com os Modest Mouse, apresenta em King Of The Beach um disco que descobre uma luz que outrora não brilhava deste modo na música de Wavves. Tonalidades solarengas - que não serão estranhas ao sublinhar da presença da palavra “praia” no título – escutam heranças de tradições californianas, ocasionalmente em discretos flirts com a memória surf rock dos sessentas, como por exemplo se escuta em Post Acid. Porém, tão determinantes quanto estas marcas de luz estival, entre ao azimutes centrais dos destinos da música em King Of The Beach moram ainda evidentes referências à cultura garage rock, em particular a formas que ganharam notoriedade em inícios dos noventas (então em clima grunge). E assim, num festim entre guitarras, boas canções e uma rara capacidade em sugerir vários destinos (e surpresa) num mesmo alinhamento, mora um daqueles discos que garantem prova de vitalidade às liguagens do rock’n’roll.