terça-feira, agosto 17, 2010
A casa do 'design'
É um espaço dedicado ao design dinamarquês e ocupa todo um edifício na H.C. Anderson Boulevard, n centro de Copenhaga, mesmo ao lado da Radhus (câmara municipal), e frente aos jardins do Tivoli. O “rosto” do edifício não deixa dúvidas sobre o que guarda o seu interior, revelando todavia (como de resto sucede em outros lugares da cidade) uma rara capacidade em encontrar harmonia junto a construções de outros tempos.
O Danish Design Center não é exactamente um museu, apesar de albergar uma série de exposições. Criado com o intuito de aprofundar o relacionamento entre o design, a indústria e a população, o centro dedica algum espaço à explicação do que é afinal o design, com exemplos claros de criações dinamarquesas, entre elas, inevitavelmente, o lego.
No piso inferior do centro está neste momento patente uma exposição que nos permite um percurso histórico sobre o design dinamarquês. Não faltam canecas e copos, pratos e mesas, cabines telefónicas, aparelhos de televisão e, claro, exemplos de design gráfico ao serviço da música (que é como quem diz, capas de discos).