Judy Garland e Ronald Neame
(rodagem de I Could Go on Singing, 1960)
(rodagem de I Could Go on Singing, 1960)
Foi o realizador de um dos mais populares "filmes-catástrofe" dos anos 70: A Aventura do Poseidon/The Poseidon Adventure (1972) — Ronald Neame, inglês com uma longa ligação à produção de Hollywood, faleceu no dia 16 de Junho em Los Angeles, contava 99 anos.
As origens da carreira de Neame são indissociáveis dos nomes de alguns mestres da indústria britânica. Assim, trabalhou como assistente de fotografia de Blackmail (1929), de Alfred Hitchcock, primeiro filme sonoro rodado na Grã-Bretanha. Depois, como director de fotografia, foi responsável pelas imagens de, entre outros, Sangue, Suor e Lágrimas/In Which We Serve (1942), de David Lean e Noel Coward, e Falta um dos Nossos Aviões/One of Our Aircraft Is Missing! (1942), de Michael Powell e Emeric Pressburger. Estreou-se na realização com o thriller O Crime do Outro/Take My Life (1947) e, se é verdade que não deixou nenhum clássico, não é menos verdade que a sua versatilidade de artesão lhe permitiu abordar com assinalável eficácia os géneros mais diversos. Entre os seus trabalhos mais importantes incluem-se o drama de guerra O Homem que Nunca Existiu/The Man Who Never Was (1956), Uma Vez, um Herói/Tunes of Glory (1960), o seu filme preferido, Triunfo Amargo/I Coul Go on Singing (1960), derradeiro trabalho de Judy Garland, Ladrão Roubado/Gambit (1966), com Michael Caine e Shirley MacLaine, e ainda Quando a Primavera Acaba/The Prime of Miss Jean Brodie (1969), versão do romance de Muriel Spark que vale a Maggie Smith o Oscar de melhor actriz. Segundo a sua própria opinião, A Aventura do Poseidon estava longe de ser um bom filme, mas o contrato de produção, atribuindo-lhe cinco por cento das receitas globais, valeu-lhe a independência financeira.
>>> Obituário em The Washington Post.