domingo, maio 09, 2010
Em visita ao Museu de Orsay
Um dos mais visitados museus de Paris, o Museu de Orsay apresenta uma das mais importantes colecções mundiais de obras de arte criadas entre a segunda metade do século XIX e os inícios do século XX. Entre as obras expostas encontram-se alguns dos nomes maiores da pintura e da escultura dessa época, muitos deles tendo residido e/ou trabalhado em Paris pelo menos durante algumas etapas das suas vidas profissionais.
O museu é relativamente recente, ocupando o espaço do que em tempos fora uma estação de comboios (originalmente construída entre 1898 e 1900). O tamanho relativamente curto das plataformas tornou a estação um espaço em declínio em finais dos anos 30. Desactivada algum tempo depois, a estação deixou vazio o edifício que então conheceu várias funções, entre as quais a de estúdio de cinema.
A remodelação levada a cabo nos anos 80 transformou o espaço, adaptando-o às suas novas funções. Inaugurado em 1986, o Museu de Orsay juntou, entre outras, obras que até aí estavam na Galerie Nationale du Jeu de Paume.
O museu actual preserva alguns dos espaços da estação original. Um deles é um dos restaurantes num dos pisos superiores, que ainda se apresenta com uma decoração semelhante à que terá tido em inícios do século XX.