A ideia partiu da companhia dinamarquesa Hotel Pro Forma, que desafiou os suecos The Knife a criar uma ópera inspirada pela figura de Charles Darwin. Das primeiras leituras e demais processo de recolha que antecedeu a composição surgiu um definir de caminhos directamente a partir dos textos (e contexto) de A Origem das Espécies, daí nascendo uma narrativa que assim mergulha nos universos de Darwin, das suas visões e descobertas aos medos que também povoavam a sua alma. A música, essencialmente electrónica, parte directamente do que conhecíamos dos caminhos antes seguidos pelos The Knife. Mas juntam uma ideia de desafio, seja pela forma como aceitam integrar ideias mais próximas de uma música experimental que das faces melodistas da tradição pop, seja pela integração do canto lírico. Estreada em palco (ainda com algumas produções futuras em agenda), a ópera surge agora em disco numa gravação que conta com as vozes de Kristina Wahin, Laerke Winther e Johathan Johansson, contando a espaços com a presença dos próprios The Knife, de Mt Sims e Planningtorock.
Esta é uma música desafiante, que abre importantes espaços a caminhos de diálogo que o mundo da ópera pode (e deve) saber explorar num futuro próximo. Pena apenas que, pelo menos para já, a edição em disco se limite ao registo áudio (em dois CD), já que, pelas fotos e vídeos disponíveis, fica claro que que um registo em DVD seria determinante complemento directo a esta obra… E, já agora, não há palco por estes lados que nos traga este Tomorrow, In a Year?
Imagens de vários momentos da ópera Tomorrow In A Year.