
Esta imagem recolhida na página de entrada do site da
MTV é mesmo assim. Dito de outro modo: o logotipo da estação está amputado por baixo, mas por opção — este é o seu novo "visual".

O que é que falta? Pois bem: desapareceu a expressão
music television que, ainda acreditávamos nós, era a razão de existir da estação, tanto mais que é com ela que, ao longo dos anos 80, nasce e se consolida a idade dos telediscos [logotipo original aqui ao lado]. Agora, de acordo com uma decisão gerada no sector de marketing, a expressão desapareceu, embora conservando a sigla original. Como se escreve na
Rolling Stone, este é, de facto,
"o fim de uma era".
Através de sobressaltos como o fim do programa
TRL, já tinhamos constatado que a música — e, mais especificamente, a sua vida através das imagens — tinha sido secundarizada pela "televisão-da-música", valorizando antes as mediocridades da
reality TV e seus derivados. Apesar de tudo, ainda havia a esperança de que tudo não passasse de uma vaga passageira de cedências ao pior da cultura "juvenil". Agora, acabaram-se as ilusões e é oficial: a MTV morreu para a música.