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Assinalando esta semana o vigésimo aniversário da edição de
Chill Out, dos KLF, recordamos aqui alguns discos que essa dupla lançou entre finais de 80 e inícios de 90, lançando uma série de ideias e reflexões, nomeadamente sobre a utilização de samples na música. E começamos precisamente pelo álbum editado em Fevereiro de 1990. Bill Drummond e Jimmy Cauty eram já figuras com algum reconhecimento no panorama de finais de 80, com cabeçalhos na imprensa gerados pelos “casos” de samples não autorizados do primeiro disco que haviam lançado sob a designação The Justified Ancients Of Mu Mu (em 1987). Aceitando uma ideia de obra em constante transformação (estendendo-se a mutação aos próprios nomes) que então ganhava forma na nova cultura da música de dança, surgem em 1989 como KLF (iniciais para Kopyright Liberation Front). Meses depois editam em
Chill Out um disco que acabaria transformado numa referência de uma nova geração de estetas
ambient. O disco propõe, sob uma ideia conceptual, uma viagem de comboio entre o Texas e o estado de Louisiana, ilustrando o avanço das paisagens e o evoluir do trajecto através de vários sons que assim reúne num todo com sentido novo, os samples cruzando-se depois com música original