
Inaugurado em 1995, o MACBA (iniciais para Museu d’ Art Contemporani de Barcelona) é uma das mais obrigatórias paragens em qualquer passagem pela cidade. É um museu novo, e mora na chamada cidade velha. As colecções e exposições temporárias promovem regularmente olhares vários, e em diversas formas de expressão artística, de obras e artistas da segunda metade do século XX aos nossos dias. Neste momento alberga, além de uma belíssima exposição dedicada a John Cage e ao seu universo e contemporâneos, outras mostras temporárias, uma sobre Ray Johnson e outra que coloca várias reflexões sobre o modernismo através de obras de vários artistas do nosso tempo. A agenda de 2010 prevê exposições de Rodney Graham, John Baldessari, Armando Andrade Tudela e, a fechar o ano, uma mostra sobre a relação entre a arte contemporânea e a televisão.

Imagens de certos aspectos da arquitectura do MACBA. O projecto foi assinado pelo alelier Richard Meier & Partners. A fachada apresenta uma gigantesca janela frente à rampa de acesso aos pisos 1 e 2, que garante iluminação natural a toda a frente do edifício.

A praça frente ao museu recebe outras das estruturas do MACBA, entre elas uma antiga capela que agora acolhe programas audiovisuais. A praça, nas imediações da universidade é um frequentado local de reunião e acolhe frequentemente skaters.