quarta-feira, janeiro 06, 2010

John Cage: a exposição

The Anarchy Of Silence – John Cage and Experimental Art representa a primeira grande exposição dedicada ao compositor John Cage desde a sua morte, em 1992. Ocupa, até dia 10, grande parte do piso 1 do MACBA, em Barcelona, e segue depois para o Henie Onstad Art Centre, a poucos quilómetros de Oslo, na Noruega, onde deverá estar patente de finais de Fevereiro a finais de Maio.

É uma exposição para ver e, sobretudo, ouvir, parte significativa dos materiais expostos sendo partituras de composições de várias etapas na obra de Cage, a caga uma estando associado um ponto de escuta, com auscultadores que permitem a transformação em sons das notações expostas. Um piano de cauda “preparado” surge logo na segunda sala, permitindo ao visitante compreender os mecanismos que geraram sons em algumas das mais marcantes obras de Cage. Há ainda documentação fotográfica, artigos publicados na imprensa, entrevistas em vídeo, cartas (algumas assinadas por La Monte Young). Faltam contudo as capas dos discos e mais programas de concertos que representem os momentos de materialização da música que passa por estas salas do museu.
A histórica e marcante reflexão sobre o silêncio que John Cage criou em 1952 sob o título 4’33” (ou seja, quatro minutos e trinta e três segundos) tem um peso determinante no percurso de que se fala. O percurso pelas várias salas revela também como Cage foi criando novas formas de notação, propondo representações gráficas da sua música.

A mostra não se fecha contudo em torno de um panorama sobre a obra de Cage, abrindo espaço a diálogos que este manteve com uma série de artistas seus contemporâneos, nomeadamente figuras como Marcel Duchamp, Andy Warhol, Nam June Paik, Yoko Ono ou Merce Cunningham (na imagem), com quem de resto viveu longos anos.
O MACBA apresenta, como complemento a esta exposição, um catálogo de 300 páginas que junta às partituras, fotos e imagens de outras peças expostas, uma série de ensaios sobre o compositor e as suas reflexões sobre música e silêncio.