

Para mim, era importante sublinhar uma forma de incerteza e distanciação, e daí a voz off. Filmei a preto e branco porque todas as representações do início do século são a preto e branco: fizemos pesquisas precisas sobre a época, através de imagens, jornais, ilustrações. O que importa é encontrar uma representação adequada ao tema.
Por vezes, por exemplo em Cannes, o filme foi considerado menos uma narrativa realista e mais uma parábola política (sobre a Alemanha). Concorda com essa leitura?
A minha tarefa enquanto artista não a ilustração de factos históricos, mas a elaboração de argumentos em torno de personagens. Se isso se inscreve num contexto histórico, político ou cultural, tanto melhor, mas no meu trabalho a questão é secundária.

A personagem do pastor, por exemplo, é uma figura trágica, uma vez que sente amor pelos filhos e está intimamente convencido de estar a agir no seu melhor interesse. Até ao momento em que compreende que os seus preceitos conduzem a um impasse. É a educação que é perversa, não ele. Naquela época, bater nas crianças era natural. O contrário é que não o era. Quando o professor lhe dá conta das suas suspeitas em relação aos seus filhos, recusa-se ouvi-lo, uma vez que isso significaria colocar em causa tudo aquilo em que acredita, todo o sistema educativo.
Que título da sua filmografia considera mais próximo de O Laço Branco? E porquê?
Parece-me que todos os autores, ou todos os que se reivindicam como tal, regressam aos mesmos temas, em função das suas preferências intelectuais ou emocionais. Os meus filmes abordam todos sensivelmente os mesmos temas. Seja como for, procuro em todos eles desencadear um processo de reflexão no espectador. Um filme não é um produto “acabado”: conclui-se na cabeça do espectador.

Interessa-me muito o trabalho de Lars von Trier. Ele é, seguramente, o que leva mais longe o trabalho com os actores. Gosto muito dos irmãos Dardenne. E estou muito interessado no trabalho de Valeria Bruni-Tedeschi enquanto realizadora: ela encontrou um estilo que é só dela.
